Multimédia Tecnologia

MIT cria segunda versão de robô corredor

Cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) criaram uma variação do robô Cheetah que imita com fidelidade o movimento de um guepardo, o animal mais rápido do planeta.

A primeira versão do robô foi construída em 2012 pela empresa de engenharia americana Boston Dynamics com ajuda da Darpa, divisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Na época, a máquina de quatro pernas cravou 28,3 milhas por hora em testes. Isso equivale a quase 45 quilômetros por hora.
A velocidade ultrapassou a marca do homem mais rápido do mundo, Usain Bolt. Em 2009, o atleta bateu o recorde mundial em 9,58 segundos nos 100 metros rasos.

A criação do MIT não é tão rápida quando a da Boston Dynamics. Porém, é mais fiel ao movimento natural do animal. Enquanto a Boston Dynamics sacrificou a reprodução fiel em prol do desempenho, o MIT investiu no oposto.

Ao invés de motores para retornar as patas à posição anterior, os cientistas usaram tendões de kevlar no robô que funcionam como os naturais. Não gastam energia e permitem que o robô carregue baterias adicionais, como num dínamo. O design também reduz o estresse nas articulações e melhora a eficiência do robô.

Ao atingir a velocidade máxima de 22 km/h, o robô muda de trote para galope, assim como um guepardo. Tudo isso com um gasto de apenas 1 kW, o que torna a versão do MIT mais eficiente.

Veja a atuação do robô do MIT no vídeo:

InfoAbril

Notícias que lhe podem interessar

NY ganha estações solares para recarga de telemóveis

Brany Lisboa

Arrependimento, Tubias Vaiana

Brany Lisboa

VIDA DE ANSELMO RALPH NO CINEMA

Brany Lisboa

“Dama Bonita” novo vídeo clipe de Mano Hélder

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações