Vão ser construídos cerca de 6 portos ao longo da orla marítima são-tomense com o objetivo de reativar a prática de Cabotagem no país. O projeto pode vir a reduzir o custo de transportes para escoamento de produtos, bem como contribuir para melhorar as condições de vida da população.
Durante a apresentação dos estudos finais, com vista a retoma da prática de Cabotagem no arquipélago, ficou bem patente as vantagens do projeto.
“A introdução do sistema de cabotagem em moldes modernos, irá potencializar o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, em áreas como a pesca, agricultura, turismo, bens e serviços”, afirmou o coodenador da unidade, planeamento, segurança e transportes Marcelino Narciso.
Seis localidades, todas na orla marítima entre as duas ilhas vão abraçar o projeto. Deverá ser construído ou reconstruído um porto em cada uma delas.
Um projeto ambicioso que segundo as autoridades, para além de poder vir a melhorar as condições de vida das populações, sobretudo as que atuam na zona do litoral, poderá ajudar ainda o próprio Estado a poupar dinheiro no transporte de produtos e também na manutenção das vias rodoviárias que se encontram na orla costeira.
Brany Cunha Lisboa