País Sociedade

Arrancou o festival gravana

Já está em marcha o festival gravana 2013. Este ano o festival que se transformou numa patente do Estado é realizado em parceira com a Cena Lusófona e pretende mostrar a diversidade cultural do arquipélago.

Gravana, estação mais seca, tradicionalmente mais fresca dá nome ao festival que começou como iniciativa privada e transformou-se numa marca regitada do Estado são-tomense.

Instituido em 2003, o festival gravana é mote para diversão e confraternização entre os são-tomenses e os vários estrangeiros e emigrantes que visitam o país nesta época do ano.

Desta feita, o governo que organiza o festival com a colaboração da Cena Lusófona, vai aproveitar para promover culturas tradicionais como o Socopé, a Ússua, a Puita, o Tchiloli, a Dêxa ou o Auto de Floripes do Príncipe como oferta turística.

A diversidade cultural do país vai funcionar segundo o ministro da cultura Jorge Bom Jesus como “ uma verdadeira vitrina de manifestações da cultura nacional”.

A cena lusofona por sua vez, vai acrescentar arte ao festival com a promoção de uma oficina de atores para teatro que vai contar com a participação de atores do Brasil, Portugal, Angola e Guiné Bissau.

“Durante o mês de Agosto estará aqui uma equipa de 18 pessoas, 3 atores, documentaristas, produtores, encenadores etc, que estarão a ensaiar uma peça que depois estreiará em Portugal no dia 17 de Outubro”, explicou António Augusto Barros da Cena Lusófona de Portugal.

Representação, danças e músicas tradicionais são-tomenses entre outras propostas, prometem aquecer o festival gravana 2013.

Branny Cunha Lisboa

Notícias que lhe podem interessar

ADI vai governar sozinho

Brany Lisboa

Eu Sou África

Brany Lisboa

Jocy Barros troca as chuteiras pelo Gabinete

Brany Lisboa

Jornada Parlamentar do partido MLSTP/PSD

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações