Mundo Tecnologia

Cobertura 4G chega ao Monte Everest

Montanhistas agora poderão realizar transmissões ao vivo de escaladas no Monte Everest por meio da tecnologia de rede 4G (LTE).

As empresas Huawei e China Mobile anunciaram a instalação da tecnologia 4G em uma estação base a 5.200 metros de altitude, próxima ao cume do Monte Everest que fica a 8.848 metros.

“Levar o 4G para o Monte Everest é um importante marco para o desenvolvimento da tecnologia LTE TDD. Nós estamos muito animados em tornar isso possível e pretendemos trabalhar com mais operadoras ao redor do mundo para levar a banda larga móvel de alta velocidade para todos os lugares”, disse David Wang, presidente da Huawei Wireless Networks.

A Huawei e a China Mobile já trabalharam na cobertura móvel no Monte Everest quando as duas empresas fizeram parte de um projeto que levou a cobertura GSM à montanha para um evento especial que levaria a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2008 ao local.

As estações GSM no acampamento base do Monte Everest continuam a operar desde este período e com a integração da tecnologia 4G a intenção das empresas é auxiliar na proteção e segurança dos montanhistas.

A Huawei também entregou soluções 4G para outros pontos da região por meio de equipamentos integrados, estações de base, transmissão de microondas e dispositivos 4G.

Há três anos uma empresa de telecomunicações do Nepal, chamada Ncell, lançou os primeiros serviços 3G no acampamento base do Monte Everest e realizou uma ligação com sucesso a 5.200 metros de altitude.

InfoAbril

Notícias que lhe podem interessar

EUA e China fazem acordo para reduzir emissão de CO2

Brany Lisboa

O supercomputador mais rápido do mundo é chinês

Brany Lisboa

Morre ex-ditador argentino Jorge Videla aos 87 anos

Brany Lisboa

Guiné Equatorial já é membro de pleno direito da CPLP

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações