País Saúde

Diminui número de infectados com VIH/Sida em São Tomé e Príncipe

Casos por infecção de VIH/SIDA estão a diminuir em São Tomé e Príncipe, afirmou hoje (quarta-feira) o director do Programa Nacional de Luta Contra o Sida (PNLS), Bonifácio Sousa.
“O estudo que nós fazemos todos os anos, para determinado grupo, nomeadamente na mulher grávida, as trabalhadoras de sexo e militares indicam uma diminuição de casos”, disse Bonifácio Sousa, sem no entanto avançar números.

O director do PNLS diz, não haver ainda resultados definitivos uma vez que as actualizações do índice de prevalência do HIV Sida em São Tomé e Príncipe são feitas em cada cinco anos, tendo o último sido realizado em 2009.
Os dados são lançados numa altura em que a Rede das Mulheres Parlamentares iniciou várias visitas as instituições que lidam com o problema, tais como o PNLS, Associação Apoio a Vida, Instituto de Equidade e Género e Associação de Planeamento Familiar.
A intenção é recolher subsídios para a elaboração de uma legislação que responsabiliza uma mulher grávida infectada com o vírus a cumprir os tratamentos de forma a evitar a transmissão da doença ao filho.
“Queremos perceber melhor daquilo que se está a passar, o que é necessário fazer-se para que juntas possamos ter essa iniciativa legislativa e elaborarmos a lei sobre a prevenção, o controle e tratamento do VIH/Sida”, disse a deputada Maria das Neves.
No final do primeiro das quatro visitas programadas, Maria das Neves diz ter recebido “informações preocupantes”, sobretudo “no caso das mulheres grávidas”.

www.portalangop.co.ao

Notícias que lhe podem interessar

Instituto Marquês de Valle Flor reconhecido como instituição de serviço público

Brany Lisboa

FUNDAÇÃO NOVO FUTURO – São Tomé e Príncipe

Brany Lisboa

Adivinha-se a formação de uma “geringonça” em STP

Brany Lisboa

Pescadores localizados sãos e Salvos

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações