Economia País

STP sistema financeiro mais credibilizado

Com o nome limpo, São Tomé e Príncipe é agora um destino de investimento mais credível. O país foi retirado pelo Grupo de Ação Financeira Internacional da lista negra em matéria de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

A decisão do Grupo de AçãoInternacional Financeira Internacional deixa o sistema financeiro nacional mais confiante nas transações sobretudo com o exterior.

“Para o sistema financeiro há uma maior para o exterior. Quando um país tem a conotação de estar numa lista negra do GIABA em matéria de braqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, tem alguns tabertura ranstornos para os usuários do sistema financeiro e também mesmo ao nível do fornecimento normal, há uma maior morosidade. Nós agora temos elementos para contornar e reduzir o impacto deste grande constrangimento”, explicou o ministro do plano e finanças, Hélio Almeida.

Ações como a recente aprovação de diplomas que constituem crime a prática de branqueamento de capitais e de financiamento ao terrorismo, bem como a avaliação mútua que o arquipélago sofreu em dezembro passado, contribuiram sobremaneira para o sucesso alcançado.

Agora, o desafio é fazer com que as ilhas mantenham-se afastadas da propalada lista.

“Sair da lista negra é um processo extremamente difícil, mas voltar para lá é um processo relativamente facíl, por isso, temos que evitar que isso aconteça”, garantiu.

Com o sistema financeiro mais credibilizado, São Tomé e Príncipe procura doravante colher todos os benefícios possíveis advindos da limpeza do seu nome e imagem a nível internacional.

Brany Cunha Lisboa

Notícias que lhe podem interessar

Tribunais de Contas da CPLP querem maior autonomia na audição das contas públicas

Brany Lisboa

STP forma professores para melhor educação

Brany Lisboa

Curso/Ciclo Economico de São Tomé e Príncipe

Brany Lisboa

Tête-à-tête entre Pinto e Patrice marcado para manhã desta terça-feira

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações