País Política

Barragem hidroeléctrica sobre o rio Yo Grande vai ser realidade ACORDO já foi assinado

Pela primeira vez na sua história como país independente, uma barragem hidroeléctrica será construída em São Tomé e Príncipe. O Governo e a empresa brasileira TECNIC assinaram o acordo que lança bases para o arranque das obras e a inauguração da nova central hidroeléctrica em 2016.

O acordo de base para construção de barragens hidroeléctricas sobre o rio Yo Grande, foi assinado na quinta – feira pelo ministro das obras públicas Osvaldo Abreu e pelo Director Geral da empresa brasileira Tecnic. A cerimónia histórica aconteceu no salão nobre do Palácio do Governo, na presença do Primeiro Ministro Gabriel Costa.

O acordo tem duração de 25 anos. A empresa brasileira garante que em 2016 a primeira barragem hidroeléctrica a ser construída depois da independência nacional, estará em pleno funcionamento. A TECNIC, constroi e explora a unidade hidroeléctrica. 25 anos depois a infraestrutura passará para as mãos do Estado são-tomense. O investimento é de 46 milhões de euros. «Pensamos em 3 anos, mudar o panorama de produção de energia eléctrica em São Tomé e Príncipe, numa proporção actual de 90% de produção térmica para mais de 50% de produção hidroeléctrica», declarou o ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas.

O Director Geral da empresa brasileira prometeu arregaçar as mangas para começar a trabalhar. Enesio Rosa, explicou que há 4 anos que a sua empresa tem trabalhado no sentido de implementar a proposta para construção da barragem sobre o rio Yo Grande. Só nos últimos 6 meses encontrou abertura suficiente e empenho do Governo são-tomense no sentido de implementar o projecto. «Nós já mapeamos o rio Yo Grande de baixo até cima, para ver toda a sua potencialidade. Estamos a fazer esse trabalho com todo carinho para que possamos levar a bom termo», afirmou o chefe da empresa TECNIC.

Enezio Rosa, disse que a actual estação das chuvas vai permitir a conclusão dos estudos que vão permitir a construção. «Assim que as chuvas cessarem estaremos no terreno para começar efectivamente a construção. Tenho certeza absoluta do sucesso desse empreendimento», concluiu.

A partir de 2016 o caudal do rio Yo Grande vai garantir 12 mega watts de energia, a maior produção hidroeléctrica na história de São Tomé e Príncipe.

A TECNIC Serviços Limitada é uma multinacional brasileira. Tem provas dadas em Angola e na República do Congo, e também está presente no mercado português.

Abel Veiga/Telanon

Notícias que lhe podem interessar

Secretário de Estado da Marinha Americana visita STP

Brany Lisboa

CEN dá luz verde para a marcação da data das eleições

Brany Lisboa

O espreitar da democracia a acontecer

Brany Lisboa

Rei Amador inspiração para resolver os problemas-Olínto Daio

Brany Lisboa

1 comentário

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações