País Sociedade

Jovem são-tomense cria software de apoio às famílias

Um ex estudante de informática, são-tomense residente em Portugal, criou um software de gestão de contas para famílias. Uma iniciativa que surge em contexto de crise económica-financeira mundial que poderá de alguma forma ajudar as famílias são-tomenses e não só a gerirem melhor as suas finanças.

Chama-se HLMS- homelike management software, tem nove funções e surge com o intuito de ajudar as famílias na gestão de contas, sobretudo no contexto atual de crise financeira.

“Alertas – é uma função onde pode-se colocar ou adicionar os compromissos pendentes com data e hora e o sistema irá informa-lo através de um alarme o que tem a fazer. O saldo – é uma função que faz diferença entre a despesa e o rendimento, diz-lhe se o seu  saldo mensal é positivo ou negativo.

A agenda – ajuda o utilizador a não se perder no tempo, está constituído por um calendário. A função despesas – serve para  o utilizador colocar as suas diversas  despesas e fazer o cálculo, o sistema dirá qual será a despesa total. Quanto a função rendimento – é semelhante às despesas, o utilizador adiciona todos os seus ganhos e após um cálculo consegue saber o total de rendimento que possui. Tem também a função calculadora – apenas para contas como é óbvio.

A lista de compras-é uma função em que o utilizador poderá selecionar os produtos alimentares para ir às compras, e poderá imprimi-los mesmo no software. Gerir e Poupar – é uma página com muitas dicas para ajudar o utilizador a fazer melhor gestão do seu rendimento. Por último há a função entretenimento – um jogo para aliviar o stress, o jogo de galo para utilizador divertir-se um pouco já que a brincar também se aprende”, explicou o autor do software Felisberto Santos Nascimento.

O jovem são-tomense de 26 anos está há 3 em Portugal, onde concluiu o curso profissional de informática de gestão. Disse ao reporterstp “que aliou os conhecimentos do curso à situação atual de crise mundial para a materialização da ideia, mas esta enquadra-se também no setor do empreendedorismo que regista uma crescente em São Tomé e Príncipe”.

Agora a expetativa é que o software seja aproveitado pelas famílias são-tomenses e não só. Felisberto Nascimento até conseguiu mostrar a iniciativa à DECO, associação de apoio aos consumidores de Portugal, para uma possível parceria, mas esta entretanto não se consumou.

Para adquirir o software basta entrar em contato com o criativo são-tomense através da página do facebook https://www.facebook.com/HomelikeManagementSoftware?ref=hl.

Brany Cunha Lisboa

Notícias que lhe podem interessar

Parlamento STP retoma trabalhos

Brany Lisboa

Sessão plenária quente em STP

Brany Lisboa

Instituto Ricardo Jorge forma técnicos de laboratório em STP

Brany Lisboa

III EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE EM PORTUGAL [6 E 7 JUL 2013]

Brany Lisboa

4 comentários

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações