País Política

Governo acusa ADI de incitamento à violência

O governo são-tomense responsabiliza o ADI na oposição para o que possa vir a acontecer durante o período de campanha eleitoral com vista as próximas eleições. O partido de Patrice Trovoada é acusado de incitamento à violência, após declarações enflamadas proferidas pelo seu secretário-geral Levy Nazaré na última sessão plenária do parlamento.

Na altura Levy Nazaré afirmou que”o  ADI tem um compromisso com este povo e com o país e que nada nem ninguém abalará a sua firme e determinada convicção de assumir e cumprir esse compromisso nem que para isso venha a custar a vida de alguns”.

Declarações “quentes” carregadas de tons ameaçadores, que obtiveram esta semana resposta direta do governo.

O executivo reunido em conselho de ministros assegurou que registou com preocupação as palavras do líder da oposição. Acusou mesmo o partido de Patrice Trovoada de querer incitar violência pré-eleitoral.

“ Tais declarações pressupõem ameaças veladas de intenção de criar distúrbios quando o país caminha para a realização das eleições, autárquicas, regional e legislativas”, afirmou o ministro porta-voz do governo Jorge Bom Jesus.

Em jeito de recado para a oposição, o conselho de ministros enfatizou 3 pontos importantes: 1-“as eleições vão se realizar na data em que forem marcadas, criadas as condições para o efeito”, 2-“o apelo a violência e manifestações de preparação de desacatos é inadmissível num contexto de criação de condições para realização das eleições”, e 3-“responsabilizar o ADI pelo que possa acontecer por causa dessas declarações despropositadas e ameaçadoras”, pontuou o ministro porta-voz do governo.

Brany Cunha Lisboa

Notícias que lhe podem interessar

Feira Agrícola alusiva ao dia 30 de Setembro

Brany Lisboa

Jocy Barros avança para presidência da FSF

Brany Lisboa

Conselho Superior de imprensa pede cumprimento dos critérios editoriais

Brany Lisboa

Dynka Amorim nomeado embaixador da Ética do Desporto

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações