Economia País

Função Pública em Debate em STP

Regista-se uma baixa de produtividade na função pública são-tomense. Não obstante algumas reformas o país ainda está longe de conseguir uma função pública menos burocrática e mais eficiente. Há quem diga mesmo que falta sobretudo um fio condutor para as reformas.

É o setor que mais cresceu nos últimos anos em termos de funcionários. Tem nesta altura certa de 7300 trabalhadores. É o maior empregador em São Tomé e Príncipe. Ainda assim a função pública regista uma baixa de produtividade.

“Essas reformas têm pecado por falta de um fio condutor estratégico. A administração pública tem de ter afinal de contas de uma forma transversal toda a organização do Estado, por isso mesmo é que, hoje não obstante haver algumas reformas , algumas melhorias ainda estamos muito distantes daquilo nós mesmos preconizamos”, palavras de Justino Veiga antigo ministro do setor e orador do debate em causa.

A reforma do setor já está em marcha há já algum tempo, mas o Estado não tem sabido aliar a crescente mão-de-obra qualificada às novas tecnologias para fazer da administração pública um setor de excelência e de vanguarda.

Para atingir este objetivo, a estratégia do Estado pode passar pela redução do número de efetivos e abrir espaço à inovação e alargar as vantagens do setor privado.

Incentivar os jovens valores a criarem e inovarem poderá aliviar a pressão sobre a administração pública ao mesmo tempo que vai concorrer para um aumento de produção e produtividade não só na administração do Estado mas também nos outros setores de atividades nas ilhas.

Brany Cunha Lisboa

Notícias que lhe podem interessar

Parlamento são-tomense aprova lei contra branqueamento de capitais

Brany Lisboa

O “bocado” tende a perder-se

Brany Lisboa

Marinha portuguesa apoia STP no combate à pirataria no Golfo da Guiné

Brany Lisboa

Parlamento STP retoma trabalhos

Brany Lisboa

2 comentários

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações