País Política

Tête-à-tête entre Pinto e Patrice marcado para manhã desta terça-feira

O futuro primeiro-ministro são-tomense Patrice Trovoada, deverá encontrar-se ainda na manhã desta terça-feira com presidente Pinto da Costa. Será o primeiro tête-à-tête entre os dois governantes após o regresso de exílio de 2 anos em Portugal por parte de Patrice Trovoada e da vitória nas eleições legislativas de 12 de Outubro último.

Recorde-se que apesar do líder do ADI ter reconhecido publicamente no passado fim-de-semana a abertura do chefe de estado, para uma coabitação sã entre os órgãos de soberania na próxima legislatura, foram também públicas durante o período de exílio de Patrice Trovoada a troca de galhardetes entre os dois. Patrice Trovoada chegou mesmo a dizer que “Pinto da Costa não teria outra alternativa a não ser demitir-se do cargo de presidente da República, caso, o ADI se sagrasse vencedor das eleições”.

Por outro lado, mesmo depois desta vitória histórica alcançada a 12 de Outubro que garantiu uma maioria absoluta no parlamento ao partido de Patrice Trovoada, havia muitas suspeições e especulações em torno da possibilidade da não aceitação por parte de Pinto da Costa, do nome de Patrice Trovoada para  chefe do futuro executivo. A decisão seria não só pelas “bocas do líder Azul e Amarelo” mais também pelas alegadas suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais que recaem sobre Patrice Trovoada.

No entanto, tudo isto parece ser histórias do passado, já que se nota um esforço de parte à parte para a formação do novo governo num clima de paz e tranquilidade política.

O encontro entre os dois líderes vai acontecer 24 horas depois do ADI ter indigitado Patrice Trovoada como o nome do partido para o cargo de primeiro-ministro. A discussão prevê-se andará a volta disso mesmo, da figura de Patrice Trovoada e a formação do novo executivo são-tomense.

Brany Cunha Lisboa

 

Notícias que lhe podem interessar

Arrancou o festival gravana

Brany Lisboa

Polícia santomense recebe 50 mil euros em equipamentos da Guarda Republicana portuguesa

Brany Lisboa

Escola secundária para Chácara

Brany Lisboa

Coligação governamental saiu reforçada?

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações