Economia País

Novo programa de desenvolvimento sustentado, crescimento e redução da pobreza recebe injeção de 5,7 milhões de Euros do FMI

Após duas semanas de discussão e avaliação do novo programa de desenvolvimento sustentado, crescimento e redução da pobreza com as autoridades são-tomenses, o FMI, Fundo Monetário Internacional, decidiu desbloquear cerca de 5,7 milhões de euros em favor do arquipélago.

O montante que surge no quadro do novo programa de crédito alargado para as ilhas, só agora é realidade porque São Tomé e Príncipe conseguiu importantes melhorias no que toca a atribuição de créditos concessionais.

«O país anteriormente estava sob condições de acesso a financiamento de concessionalidade de 50% e houve uma redução para 30%», garantiu o ministro das finanças Américo Ramos

O arquipélago desce assim um pouco mais a fasquia de alto risco de endividamento, o que possibilita também o compromisso das instituições de Bretton Woods em ajudar na preparação da mesa redonda de doadores prevista para Setembro próximo.

«O fundo monetário garantiu todo seu apoio ao governo para a realização da mesa redonda, uma vez que o governo também se comprometeu em fazer reformas necessárias para criar espaços para o desenvolvimento da economia são-tomense e redução da pobreza», concluiu o titular das finanças.

O último país lusófono que realizou uma mesa redonda de doadores, foi a Guiné Bissau que conseguiu angariar um montante superior a mil milhões de euros.

Brany Cunha Lisboa

RM:RTPA

Imagem: Google

Notícias que lhe podem interessar

“Até ao momento não há qualquer caso de Ébola em STP”-Jorge Bom Jesus

Brany Lisboa

Comunicado pouco esclarecido da Troika STP

Brany Lisboa

Conselho Superior de imprensa pede cumprimento dos critérios editoriais

Brany Lisboa

Início do ano letivo em risco em STP

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações