Cultura

‘Faltam editoras que promovam a música feita em STP internacionalmente’ – Juka

O músico são-tomense Juka, garantiu aos microfones do RepórterSTP, que faltam editoras que apostem mais na música nacional e a divulgue internacionalmente. O artista é de opinião de que na falta de privados que assumam este desiderato o governo, nomeadamente o Ministério da Cultura devia assumir a tarefa de promoção da música das ilhas.

Em tempos de pandemia e em que todos trabalham a partir de casa, Juka, cantor são-tomense que dispensa quaisquer tipos de apresentações, não é exceção. O artista trabalha na produção do novo álbum, que aliás conta com o apoio técnico de “David Taváres e Dua Pina”.

“É um disco que terá 12 faixas e que estará brevemente disponível ao público. Uma das músicas de trabalho já se encontra disponível na plataforma Youtube, chama-se “Vai embora”. Se a pandemia do Covid 19 deixar esperamos ter o álbum pronto ainda para este natal”, garantiu o cantor ao RepórterSTP.

Juka

Com vários anos de carreira, Juka carrega consigo o rótulo de um dos mais antigos “embaixadores”, no estrangeiro, da música feita em São Tomé e Príncipe. Numa radiografia à música produzida atualmente, o artista aplaude o esforço desempenhado pela nova geração, mas afirma que “faltam editoras que apostem e divulguem a música nacional pelo mundo fora”. Vai mais longe e garante que “na falta de privados que assumam esta função devia ser o governo, nomeadamente o Ministério da Cultura a fazê-lo”, pontuou.

Uma chamada de atenção, de um dos principais ícones da música são-tomense, numa altura em que a música se tornou também ela um escape ou uma importante companhia para aqueles que, por causa da atual condição mundial a que o país não escapa, são obrigados a ficarem em casa.

Brany Cunha Lisboa

Notícias que lhe podem interessar

Exposição-Eduardo Malé critica construtivamente a forma de pensar dos são-tomenses

Brany Lisboa

Calema – Mama Ê (2015)

Brany Lisboa

Documentário Cacau

Brany Lisboa

Fundação angolana financia construção de centro musical em São Tomé e Príncipe

Brany Lisboa

Comentários

* Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade

Usamos "cookies" para melhorar a nossa oferta. Mais informações na nossa política de privacidade. OK Mais informações